sexta-feira, 24 de outubro de 2008

"Neste barco à vela"

Corria o ano de 1986, e no último trimestre, Jorge Mendes e Alfredo Azinheira autores da música e da letra duma interessante canção, "Neste barco à vela", convidaram o guitarrista José Braga e o pianista Carlos Canelhas para prepararem uma "maquete musical" a fim de concorrerem ao Festival da Canção RTP, que se veio a realizar, mais tarde, em 8 de Março de 1987, no Casino do Funchal na Ilha da Madeira.
A gravação, para esse efeito, foi realizada numa garagem, em Pedrouços, e depois, de entre 227 canções concorrentes a referida canção classificou-se em 6º lugar.
Efectivamente só havia seis canções apuradas para o Festival no Funchal,
O projecto foi concebido com dois cantores, dois guitarristas e duas vozes femininas ; a Fernanda e a Isabel.
Houve necessidade de se encontrar mais um guitarrista e conctataram o Manuel Martins (Manelito) que hoje está na Severa, que não poderia aceitar porque estava com vínculo efectivo no "Botequim do Rei" no Parque Eduardo VII.Foi também contactado o Paulo Jorge,que estava a prestar serviço militar no Quartel de Adidos, na Ajuda, e não poderia ser dispensado por questões relacionadas com a disciplina militar.
A Produção da RTP sugeriu então, o guitarrista Mário Pacheco, hoje proprietário de um Retiro de Fados com o nome"Clube de Fado" e, com os necessários ensaios, com orquestração de Ramon Galarza, o "barco" foi conduzido a bom porto e venceu.
Em Maio do mesmo ano de 1987 a canção "embarcou" para Bruxelas para concorrer ao Festival da Eurovisão. Entre 22 concorrentes classificou-se em 18º lugar.Obteve votos da Espanha, Alemanha e Grécia.Ganhou a Irlanda. Ficaram na "cauda"; Áustria, Espanha, Luxemburgo e Turquia.
Foi dirigente de orquestra da nossa canção, o ilustre Maestro Jaime de Oliveira.
Os "tripulantes" desta interessante embarcação continuam a "navegar em mares diferentes", sujeitos a ventos muitas vezes hostis, mas agarrados à Bússola para não perderem o Norte!
Joseph

Sem comentários: