sábado, 19 de maio de 2012

Contributo para uma ampla discussão enviado para o Canadá.*




Cumpre-me dar algumas achegas, ao que por vezes sobre o assunto em questão é apresentado, tendo em conta algum rigor, a hermenêutica e a heurística assim o determinam, a fim de não especular com regionalismos ou algum chauvinismo.
A chamada guitarra portuguesa apareceu muito depois da revelação do fado como elemento cultural de apoio à Poesia.
"O fabrico do instrumento ( considerado como cítara, de acordo com Frei Philipe de Caravel, Sec XVI) desenvolve-se em Braga, graças à prosperidade daquele centro eclesiástico que se manteria até ao início de Sec.XIX, destacando-se a figura do construtor Domingos José d'Araújo.
São da época também as primeiras composições para guitarra inglesa, por António Pereyra da Costa, Manuel José Vidigal e António Silva Leite, este último autor do único método para este instrumento. publicado em 1796" (Registos do Museu do Fado, em Lisboa).
Concluindo:
O Fado revela-se no Sec. XIX, mais precisamente em 1834, durante as Guerras Liberais, tem expressão em Lisboa, com presença no teatro,nos cafés, tabernas e barbearias.É levado para Coimbra pelos estudantes que para aí se deslocam.Lisboa só tem Universidade em 1913 com o Governo do Dr. Afonso Costa.
Os Poetas sabem dizê-lo melhor do que eu.

Um abraço de amizade a todos os colaboradores desta discussão.


José Braga

* Discussão iniciada pelo construtor de guitarras Nuno Cristo

Sem comentários: