sábado, 18 de abril de 2009

O cavaquinho.

O cavaquinho, instrumento bracarense por excelência, tomou o nome de "braguinha " na Ilha da Madeira e converteu-se em Ukulele " com a sua chegada às Ilhas do Hawai.

Ukulele na língua nativa significa "pulga saltadeira " o que bem atesta a sua aguda e trepidante sonoridade. tão bem expressa no pulsar do ritmo da gente minhota e patente nas tradicionais festas e romarias.
Entre os talentosos instrumentistas deste cordofone minhoto destacamos o virtuoso "Zé Manel Rei do Cavaquinho" marinheiro português, bracarense de eleição, que na primeira metade do Sec.XX actuou em palcos nacionais e estrangeiros, designadamente no Brasil, onde foi relevante o seu virtuosismo.
É curioso que no Brasil, onde há excelentes executantes e intérpretes deste interessante instrumento, mantém-se o nome original;cavaquinho.
Houve em Braga fieis seguidores na arte de tocar este instrumento regional e poderemos considerar que Nadir e Lima são dignos continuadores da Cultura Popular da Cidade de Braga.





Joseph

1 comentário:

Kat disse...

Zeca,
Um blog bastante interessante com imagens fantásticas. Por favor visite o meu blog também quando tiver disponibilidade - http://memorycwalker.blogspot.com
KL