2012-Ano Europeu do Envelhecimento Activo!
Em todos os sectores de actividade industrial, comercial, social, cultural, ou outra, quer por necessidades económicas, ou quer por simples ocupação activa, há pessoas que se dedicam a exercer funções para além dos sessenta e cinco anos de idade convencionados.
Carlos Lopes, a rondar os noventa anos de idade, é um exemplo vivo dessa actividade.
Músico,violista de Fado e muito versátil noutros géneros, instrumentista de mão cheia (utiliza os cinco dedos da mão esquerda e toca o seu instrumento em posição normal ou invertida) muito tem contribuído para a divulgação do «Património Cultural da Humanidade» e anda esquecido, ou é ignorado, pelas entidades que deveriam conhecer os artífices da chamada «canção nacional».
Se iniciou, como é sabido, a sua carreira com dezassete anos de idade já teria direito a comemorar setenta e dois anos de carreira.
Nascido em Moçambique, actuou em toda a África Austral tendo acompanhado artistas de elevada distinção tais como;Tony de Matos, Maria Pereira, Beatriz da Conceição e muitos mais.
Continua a actuar em Alfama, num restaurante típico, e achamos que, neste Ano Europeu do Envelhecimento Activo, merece a atenção de todos nós e, especialmente, das entidades oficiais que estão, ou deveriam estar, vocacionadas para melhor tratar destes assuntos.
José Fernandes
Sem comentários:
Enviar um comentário