quinta-feira, 21 de junho de 2012

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Fernando Farinha - São João em Alfama


 Fernando Farinha, um Fadista do Povo que cantava para o Povo e que o Povo jamais o esquecerá. 
Além de ter sido um extraordinário intérprete foi um poeta e compositor com notável relevância e autêntico embaixador da cultura popular portuguesa.

sábado, 9 de junho de 2012

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Amizade Portugal Timor Leste!







Realizou-se no passado dia 26 de Maio um evento cultural, em Oeiras, no Parque dos Poetas, com música de dança , música popular, danças guerreiras timorenses, e fados.
No âmbito dos convites endereçados pela organização da Comemoração das Expedições Militares a Timor estiveram vários artistas alguns dos quais mencionaremos neste blogue, nomeadamente Sonya Silva, Eurico Pavia, Carlos Maia ,Jorge Ferreira, acompanhados à guitarra e à viola por José Braga e Francisco Borges.
Actuaram também os nossos colegas e amigos:Carolina Tavares, Luís Ribeiro e Jaime Martins.
A Direcção da Organização dos apontamentos musicais esteve a cargo de Alfredo Azinheira.

Pode haver saldos...mas não há «canjas»!



Os músicos , da música erudita, da música popular, já não falando da música sacra porque esta está praticamente afastada dos circuitos comerciais, organizam-se em estruturas de classe para promover os seus interesses e defender os seus direitos
 Em Portugal, e no conjunto dos países europeus, é tradicional haver sindicatos para, através de convenções existentes nas relações laborais, elaborar CCT’s a fim de os negociar com as entidades patronais filiadas em associações. 
Presentemente há artistas a trabalhar como independentes, a «recibos verdes», e «à la carte» em situações mais do que precárias. 
Como é sabido, excluindo as orquestras existentes, praticamente estão extintas as relações laborais nos sectores da música ligeira. Não existem associações profissionais capazes de impor uma regulação neste ramo de actividade cultural muito ligado ao turismo e à restauração. 
Em Angola, um país que adquiriu a sua independência há 36 anos, uma jovem nação, os artistas tem projectos de estatutos e propostas negociadas com o governo que prevêem a existência de artistas profissionais, semiprofissionais e amadores com as respectivas atribuições e competências. 
No Brasil existe a Ordem dos Músicos, tal como em Portugal existem as ordens dos advogados, dos médicos, dos enfermeiros e de outras profissões o que obriga a que os profissionais estejam vinculados a uma conduta ética e deontológica. 

 Possivelmente, não há ninguém a pensar realizar uma ideia destas e a recear que surja daí uma «desordem» …

 O que é facto é que a desordem está instalada e não serve a ninguém.

A presente ilustração prova como, mesmo utilizando termos de bom humor, os músicos brasileiros são capazes de parodiar com as «tarefas» dos espectáculos, com o oportunismo e com a exploração.

José Fernandes*

*Dirigente do Sindicato dos Músicos de 1992 a 1997

sábado, 2 de junho de 2012

Informamos!



Alguma imprecisão verificada nos títulos de fados, respeitante a erros na atribuição de autores das músicas ou de poetas e  letristas, assim como outros relacionados com os vídeos apresentados, não é da responsabilidade da administração deste Blogue, "O DILETTANTE".